<$BlogRSDURL$>

31.1.04

O meu telescópio 



Foi este o famigerado instrumento que fotografou o clit da Lua, filhas.

Voltaremos a falar...

Voltei

Quando o general MacArthur foi corrido das Filipinas pelos japoneses disse: Voltarei. Esta simples palavra deu a volta ao mundo e tornar-se-ía uma das mais célebres da 2ª. Guerra Mundial.

À semelhança do general norte-americano também eu fiz questão de cumprir a minha palavra. E aqui estou para vos atanazar o caco com as minhas irreverencias.


Eu não queria...

encerrar esta minha incursão pelo mundo da astronomia sem vos deixar algo de substancial.

A foto da Lua que publiquei deu-vos uma ideia de como é o seu relevo. Identificamos no quadrante NW o Mar das Chuvas, o Golfo de Íris, o Promontório Laplace, os montes Apeninos e algumas crateras como a Copérnico, Eratóstenes, Lambert, Timocharis e Arquimedes.

Vimos que a cratera Arquimedes mede 75 km de diâmetro e que a Copérnico mede 97 km. Se compararmos estas medidas com os 1200 m da cratera Arizona (EUA) rapidamente verificamos que esta não passa duma anã. Todas elas têm, no entanto, uma coisa em comum: foram originadas por quedas de meteoritos.

Interrompo aqui porque está o jantar na mesa e estão a chamar-me. Venho já...


Gigantesco...

deve ter sido o "calhau" que fez a cratera Copérnico com os seus 97 km de diâmetro. Muito maior ainda foi o "calhau" que fez o Mar das Chuvas com os seus 1 100 km de extensão.


O que eu não vos disse...

Não vos disse que o Golfo de Íris (Sinus Iridum, em latim) é uma espectacular baía do Mar das Chuvas que mede cerca de 250 km de extensão. Numa das suas extremidades fica o Promontório Laplace com os seus quase 3000 m de altura.

Não vos disse igualmente que a cordilheira apenina se estende ao longo de 450 km. Nela se encontram alguns dos mais altos picos da Lua que, em alguns casos, chegam a ultrapassar os 6000 metros.

Já agora e a talhe de foice... a altura máxima das montanhas lunares atinge os 9 km.


Eu não queria...

moer-vos o caco com estatísticas, juro que não queria, mas cometeria uma grande leviandade se deixasse estas no olvido:


Distância da Lua .......................... 384 000 km

Diâmetro ..................................... 3 476 km

Dia lunar ..................................... 2 semanas terrestres

Noite nlunar ................................ idem

Temperatura diurna .................... 100º C

Temperatura à noite ................... - 150º C

Período de revolução
sideral* ....................................... 27 dias e 8 horas

Período de rotação ..................... Idem


* O período de revolução sideral é o tempo que a Lua demora a dar uma volta em torno da Terra. Entendível? :-) Comparar com o vosso período...

Chega. Por hoje acho que já tendes a vossa conta.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?