<$BlogRSDURL$>

12.2.04

Ad usum americanorum... 



O livro que tendes diante dos olhos, filhas, custa 21 630 escudos! Mais de 100 euros, portanto. E como se isso não bastasse está cheio de gatos que eu descobri e corrigi há já uns anitos.

O mesmo acontece com o Mathematical Handebook of Formulas and Tables de Murray R. Spiegel da McGraw-Hill, Inc. A editora, em New York, foi avisada há cerca de 10 anos e o Big Boss mandou imediatamente fazer uma nova edição ad usum americanorum, isto é, "para uso dos americanos. "

Nós, como somos tidos em pouca conta, continuamos com as edições antigas nas nossas universidades e institutos, pois - tanto quanto sei - a edição corrigida ainda não continua disponível em Portugal.

A nova edição foi-me oferecida por especial cortesia do editor norte-americano e conservo-a na minha biblioteca como uma lembrança muito especial. A fórmula que eu corrigi diz respeito à integral da função 1/ (x^4 + a^4). A dedução da dita ocupou-me 6 folhas A4 motivo por que não a trago para aqui.

Também o Manual de Matemática para Engenheiros e Estudantes de I. Bronstein e K. Semendiaev da editora MIR MOSCOU comete o mesmo erro.

P.S. Ainda não perdi a esperança de vos explicar a equação de Schrödinger...


Eis o que me respondeu...

um "cientista" alemão acerca do Table of Integrals...

This venerable and very useful book does have many errors. The software package mathematica has been used to spot and correct all manner of problems... As for your photo I think you need to pay more attention to the background :-)

Stefan Engström

E não é que o "alemão" tem razão !...

Oh Stefan, está bem, para a próxima envio um close-up do background:-)

P.S. Pus alemão entre aspas porque descobri que o gajo vive nos EUA, mas o apelido indica que deve ser de ascendência germânica.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?