<$BlogRSDURL$>

15.2.04

Dizem que... 

a net vai ser policiada pela Judite, que as operadoras vão ser obrigadas a fornecer todos os elementos que possam levar à identificação e localização dos utilizadores, em caso de suspeita de crime ou acto ilícito. Acho bem. È tempo das pessoas terem tento na língua e serem responsabilizadas pelos actos que cometem.

A internet é actualmente um extenso lago de águas turvas onde navega gente do piorio e sem escrúpulos alguns. É tranquilizador saber que essa cáfila pode vir a ser apanhada e levada à barra dos tribunais.

Liberdade sim, mas com responsabilidade.


Ontem à tarde...

a minha mulher entrou-me gabinete adentro trazendo algo escondido entre as palmas das mãos. Por uns momentos deixei o teclado em paz e fiquei em atitude expectante. Qual não é o meu espanto quando inesperadamente me põe na palma da minha mão direita um... pintainho recém-nascido !...

Era amarelinho e de uma graciosidade cativante. Tão pequenino, tão indefeso, tão frágil... Como me sensibilizou vê-lo a pipilar na palma da minha mão ! Bem podem os americanos mandar robôs para Marte ou para outros sítios quaisquer que não há nada neste mundo que me cause mais espanto que o milagre da vida.


O feitiço contra o feiticeiro

No tempo da outra senhora abusava-se um bocado dos castigos corporais nas escolas. A régua era o terror da criançada. Raul Brandão retrata magistralmente esses tempos nas suas Memórias. O que eu me ri quando ele alude ao Dantas a ensinar latim aos sacripantas da Rua da Sovela em bramidos que se ouviam no Bolhão...

Ainda bem que esses métodos já passaram um pouco à história. O que é que se ganhou? Bom, ganhou-se mais à vontade, o professor deixou de ser o papão que levava os mais timoratos a diureses embaraçantes, etc. e tal.

O que é que se perdeu? Bom, perdeu-se a qualidade de ensino e o respeito pelos professores. Na minha opinião os meninos saem actualmente das escolas a saber menos. A velha tabuada foi-se, a ortografia está nas ruas da amargura. Basta ler o teletexto da tv. São erros que até ferve !...

Mas o pior de tudo não é isto. O pior de tudo é a indisciplina e a má educação que leva petizes de palmo e meio a agredirem os professores e educadores - como acontece actualmente na Casa Pia e noutras escolas mais problemáticas do país. No caso da Casa Pia acho que em vez da Catalina Pestana devíamos pôr lá um Dantas cujos bramidos pusesse os putos nos eixos. Aquilo já não vai lá com paninhos quentes. É preciso ordem e disciplina. Será que os sacripantas entendem isso?

A docência, nos tempos que correm, é uma profisão de alto risco. Perguntem aos psiquiatras.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?