<$BlogRSDURL$>

11.6.04

Complexos... 

Penso que todos conhecem o Psycho de Hitchcock que conta a historia de Norman Bates, um esquizofrenico de dupla personalidade. O comportamento do tipo variava entre o gentleman amistoso e o assassino cruel. Quando estava com a telha era pior que o Deus me livre. Todos sabem o que o doido fez 'a mae e 'a bela jovem que pernoitou no motel, para ja' nao falar no detective, coitado...
A cena da banheira entao e' simplesmente terrivel. Mas, quanto a mim,o momento mais alto do filme e' aquele em que o doido, ja' na prisao, captura uma mosca e a solta com um sorriso, dizendo com a maior candura:

- Eu sou um bom rapaz, nao faço mal a uma mosca...

E' preciso ter muita lata depois de ter feito o que fez.

Freud ficou famoso na historia da Psicologia por ter inventado o complexo de Edipo. Acho que e' chegada a minha vez de inventar tambem um novo complexo: o complexo de Norman Bates - para designar o comportamento duplice de toda essa malta que se julga santinha, apesar das sacanagens que contam no curriculum...

Infelizmente conheço gente assim.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?