<$BlogRSDURL$>

26.6.04

Uma vitoria sofrida 

Embora ache o futebol chato como a potassa achei que, para variar, tinha de assistir pelo menos 'a 2ª. parte do jogo Portugal-Inglaterra. Assim aconteceu. Enchi-me de boa vontade e toca de ligar a tv. Portugal estava a perder por uma bola a zero e tal facto buliu comigo. Verifiquei que os nossos jogadores estavam a dar o litro para inverter o resultado e como nao podia deixar de ser solidarizei-me imediatamente com eles. A porra do nacionalismo nao tardou a tomar conta de mim e 'a medida que o tempo se escoava eu praticamente ja' nao via um relvado mas um autentico campo de batalha. Dum lado o lusitano sofrido e humilhado pelo ultimato ingles, do outro o anglo-saxonico soberbo descendente de corsarios, nelsons e wellingtons...

Alem do peso da historia havia ainda a ma' memoria dos football hooligans a contribuir para que eu desejasse ardentemente a nossa vitoria. Era imperioso que desmistificassemos ali no relvado, duma vez por todas, o mito da superioridade anglo-saxonica. O que acabou por suceder graças ao guarda-redes Ricardo que, num impeto de furia , arrumou a questao enquanto o diabo esfrega um olho com o seu golo espectacular.

Foi uma vitoria arrancada a ferros, e' verdade, mas nem por isso deixou de ser bem merecida. Com esta vitoria Portugal nao derrotou apenas uma equipa adversaria, derrotou tambem o orgulho hooliganesco de muitos britanicos que tem a mania de que sao os maiores em tudo.

P.S. Devo dizer que tive pena do treinador ingles. O seu rosto, nos momentos finais, acusava um forte stress. O ideal seria que na vida nao houvesse vencidos nem vencedores, mas apenas gente feliz...


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?