<$BlogRSDURL$>

15.7.04

Eu nao sou racista... 

Uma ocasiao encontrava-me numa barbearia para aquilo que vos bem sabeis. Os dois barbeiros eram socios e ambos tinham vivido em Moçambique. Falavam com um misto de entusiasmo e de saudade dos bons velhos tempos em Africa e ambos concordavam que a descolonizaçao tinha sido um grande m***, com liçença da palavra. A paginas tantas veio o racismo 'a baila. Todos os presentes diziam 'a boca cheia que nao eram racistas, nao senhor, que muitos pretos e' que o eram etc. e tal.

Eu ouvia e calava sem dizer a nem b, embora ca' para mim achasse estranho um consenso tao amplo. O facto de em 10 marmanjos nao haver um unico racista era para mim um autentico xeque-mate 'a teoria das probabilidades, algo que nao encaixava de modo nenhum no conjunto das minhas observaçoes empiricas.

'A entrada do estabelecimento estava um senhor de meia idade, de aspecto culto, que de vez em quando embasbacava a audiencia com citaçoes latinas. De subito teve uma inspiraçao e atirou com a seguinte pergunta ao ar:

"Algum dos senhores aqui presentes admitiria casar uma filha com um preto?"

A resposta foi consensual: ninguem admitia.

Moral da historia: eram todos racistas e nao o sabiam.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?