<$BlogRSDURL$>

31.1.04

O meu telescópio 



Foi este o famigerado instrumento que fotografou o clit da Lua, filhas.

Voltaremos a falar...

Voltei

Quando o general MacArthur foi corrido das Filipinas pelos japoneses disse: Voltarei. Esta simples palavra deu a volta ao mundo e tornar-se-ía uma das mais célebres da 2ª. Guerra Mundial.

À semelhança do general norte-americano também eu fiz questão de cumprir a minha palavra. E aqui estou para vos atanazar o caco com as minhas irreverencias.


Eu não queria...

encerrar esta minha incursão pelo mundo da astronomia sem vos deixar algo de substancial.

A foto da Lua que publiquei deu-vos uma ideia de como é o seu relevo. Identificamos no quadrante NW o Mar das Chuvas, o Golfo de Íris, o Promontório Laplace, os montes Apeninos e algumas crateras como a Copérnico, Eratóstenes, Lambert, Timocharis e Arquimedes.

Vimos que a cratera Arquimedes mede 75 km de diâmetro e que a Copérnico mede 97 km. Se compararmos estas medidas com os 1200 m da cratera Arizona (EUA) rapidamente verificamos que esta não passa duma anã. Todas elas têm, no entanto, uma coisa em comum: foram originadas por quedas de meteoritos.

Interrompo aqui porque está o jantar na mesa e estão a chamar-me. Venho já...


Gigantesco...

deve ter sido o "calhau" que fez a cratera Copérnico com os seus 97 km de diâmetro. Muito maior ainda foi o "calhau" que fez o Mar das Chuvas com os seus 1 100 km de extensão.


O que eu não vos disse...

Não vos disse que o Golfo de Íris (Sinus Iridum, em latim) é uma espectacular baía do Mar das Chuvas que mede cerca de 250 km de extensão. Numa das suas extremidades fica o Promontório Laplace com os seus quase 3000 m de altura.

Não vos disse igualmente que a cordilheira apenina se estende ao longo de 450 km. Nela se encontram alguns dos mais altos picos da Lua que, em alguns casos, chegam a ultrapassar os 6000 metros.

Já agora e a talhe de foice... a altura máxima das montanhas lunares atinge os 9 km.


Eu não queria...

moer-vos o caco com estatísticas, juro que não queria, mas cometeria uma grande leviandade se deixasse estas no olvido:


Distância da Lua .......................... 384 000 km

Diâmetro ..................................... 3 476 km

Dia lunar ..................................... 2 semanas terrestres

Noite nlunar ................................ idem

Temperatura diurna .................... 100º C

Temperatura à noite ................... - 150º C

Período de revolução
sideral* ....................................... 27 dias e 8 horas

Período de rotação ..................... Idem


* O período de revolução sideral é o tempo que a Lua demora a dar uma volta em torno da Terra. Entendível? :-) Comparar com o vosso período...

Chega. Por hoje acho que já tendes a vossa conta.


Pensamentos... 

Para os masoquistas

Não te deixes dominar pela tua mulher para que não usurpe a tua autoridade e fiques humilhado.

Eclesiástico


Filhas...

Tens filhas? Vela pela integridade dos seus corpos e não lhes mostres um sorriso demasiado jovial.

Eclesiástico


Vai lá vai ...

Afasta os teus olhos da mulher elegante e não olhes com insistência para a formosura alheia.

Eclesiástico


Novamente as filhas...

A filha desonrada é o opróbrio dos pais.

Eclesiástico


Num destes dias...

... entrei numa loja de mobílias para comprar um conjunto de sofás. A certa altura, enquanto deambulava pelo interior do estabelecimento, ouço o dono da loja ao telefone a dizer para o seu interlocutor: "Olha que eu sou santo, mas não sou santinho !..." Repetiu isto várias vezes.

Ele lá sabe porquê...


Más línguas?

Dizem que D. Pedro V escreveu vinte e tal calhamaços sobre coisas militares com o título em latim e que de todos esses livros não se apura uma página.


Coitada...

da rainha D. Estefânia, tão jovem que ela morreu. Tinha 24 anos se não estou em erro. Durante o velório as grinaldas acumulavam-se junto do ataúde. A certa altura o médico que fizera a autópsia comentou para o amigo do lado: "Deviam-lhe trazer era grinaldas com flores de laranjeira..."

Significava isto que a desventurada morrera virgem !... D. Pedro V, apesar de amar a esposa e de ser muito afectuoso para com ela, nunca conseguiu consumar o acto conjugal - dizem.


A puta

Certa vez D. João VI deslocava-se de carruagem de Sintra para Lisboa. A meio do caminho avistou ao longe a carruagem da mulher - a rainha D. Carlota Joaquina que fazia o trajecto inverso.

- Lá vem a puta ! - exclamou.

E deu imediatamente ordens ao cocheiro para dar meia volta só para não se cruzar com a esposa. Era voz corrente entre o povo que ela punha os cornos ao rei.

Uma ocasião em que visitava o Palácio da Ajuda eis que se me depara um quarto com uma cama de dossel magnificente. Ao fundo estava um óleo representando uma mulher que de bela não tinha nada. Era a esposa do real cornudo.

29.1.04

O santinho e o pau... 

Amant alterna Camenae - escreveu Virgílio numa das suas composições poéticas em que põe dois pastores a cantar alternadamente. (Éclogas, III, 59)

Quer dizer que as musas gostam dos cantos alternados, o que significa que a monotonia, seja na prosa ou no verso, acaba por ser um osso ruim de roer.

Também eu, para não vos enfadar em excesso, vou utilizar neste blog o truque do poeta latino. Por isso ora ireis ouvir cantar o pau ora o santinho. Hoje vai cantar o santinho:

De corde enim exeunt cogitationes malae, homicidia, adulteria, fornicationes, furta, falsa testimonia, blasphemiae.

S. Matthaeus

Do coração procedem os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios, as prostituições, os roubos, os falsos testemunhos e as blasfémias.

Eu acrescentaria à lista negra a injustiça, a corrupção e a prepotência. Ainda não esqueci as fraudes na colocação de alguns docentes em algumas das nossas escolas, como ainda não esqueci a tentativa manhosa de fazerem entrar na Faculdade de Medicina de Lisboa a filha dum ministro. Tudo à margem da lei, tudo em nome do favoritismo.

É isto - e outras coisas mais - que me fazem duvidar da honestidade do género humano. Não falo já nos escândalos da Casa Pia, na corrupção dos agentes da Brigada de Trânsito, nos buracos financeiros no Exército, na RTP e outras empresas, nas falências fraudulentas, nas contas off-shore, nos peculatos e gestões danosas, etc.

Cada vez que me lembro que dois administradores judiciais desviaram em proveito próprio meio milhão de euros duma fábrica de vidro, na Marinha Grande, todo eu estremeço de indignação e revolta.

O colapso da empresa atirou para o desemprego centenas de trabalhadores que se viram subitamente sem o seu ganha-pão. O desespero foi tal que até houve quem se suicidasse.

Mas não haverá uma maneira de travar a ascensão dos pulhas aos postos cimeiros da administração?

É este o país que temos.


Máquinas inteligentes

Há uma pessoa do meu entourage que anda com uma obsessão em criar um algoritmo genético que permita emular num robot comportamentos típicamente humanos, isto é, uma engenhoca com inteligência e até sentimentos.

Eu rio-me das suas tentativas utópicas e, para dizer a verdade, quase que fico feliz por não vislumbrar no futuro uma tal possiblidade. É que para mm já me chegam as idiossincrasias humanas. Imaginem que punham um robot desses a controlar a admissão dos candidatos à universidade. Se ele se regesse por critérios estritamente lógicos tudo bem. O pior seria se o "gajo" se passasse dos carretos e começasse a seleccionar os candidatos por critérios de raça, sexo, estatuto social, etc.

Tínhamos um novo Frankenstein...


Hoje...

...estive a ler a Psicologia Judiciária do Prof. Enrico Altavilla, da Universidade de Nápoles.

As coisas terrívies que ele diz de vocezes, filhas. E eu a pensar que era só o autor de Palavras Cínicas e o Velho Testamento que eram misóginos...

Desculpem, esqueci-me do Schopenhauer...


28.1.04

Ai Lua, Lua...

... que te esqueceste de tomar a pílula do dia seguinte e agora vais ficar cheia...


As filhas à conversa...

- Vocês repararam bem nas cumshootings do Herr Professor? - Gotinha asked.

- Contei cinco - Mar said at once. - The pig pumped out almost two cups of cum...

- That's true - Gotinha said. - A primeira apanhou em cheio o Promontório Laplace. A segunda quase encheu a cratera Copernicus. Seguiram-se as crateras Arquimedes e Eratóstenes. A última a comer por tabela foi a cratera Lambert...

- He pumped a big, big load of cum. The Moon should enjoy... - Mar smiled.

- I have never seen anybody so horny !... Gotinha said.

- That´s true !

- Credo, Santíssimo Sacramento! O homem estava fora de si.

- Fucking the Moon is the ultimate sexual relationship and it won't tell anybody... - Mar smiled again.

- Sure, you are right.

- Cat, - Gotinha asked - do you think Herr Professor can get pregnant the Moon?

- Ih-ih-ih-ih-ih-ih... se ela não tiver tomado a pílula do dia seguinte já está...

27.1.04

Fogo !...

Penso que é o blog mais multilingue que anda por aí. Ele é espanhol, ele é franciú, ele é inglês, ele é latim, ele é... grego ! Ver Abrupto e divirtam-se. Aquilo é que é cultura a sério. O resto, comparado com o blog do Pacheco, é panem et circenses . As filhas que me perdoem.


Agora é que são elas... 



Bom dia, filhas, podem sentar. Ora vamos lá a ver se ainda se lembram daquilo que aprenderam na última lição sobre o relevo lunar.

- Cat, diz-me s'il vous plaît, onde fica a cratera Copernicus e os montes Apeninos.

- Copernicus fica aqui e os Apeninos é esta cordilheira aqui em baixo.

- Good ! Boa memória, hein... e ainda dizes tu que tens dificuldade em meter na mona o código do MB...

- Gotinha, aponta com o dedo a zona onde fica o Mare Imbrium.

- ???

- È o Mar das Chuvas, caramba, não tem nada que saber. Olha para uma zona plana e...

- Então deve ser esta zona toda...

- Ok, ora vês como sabias...

- Agora a Mar. Pega no meu pau, filha, e vais apontar o sítio onde fica o Promontório Laplace.

- Oh yes!!! The clitoris of the Moon is there.

[Sorry, I am... I am cumshooting... ]


O meu maior cagaço

Certa noite - teria para aí uns 15 anos - acordei ao som do que me pareceu ser um gemido vindo do outro mundo. Em determinado momento o gemido - ou lá o que era aquilo - aumentou rapidamente de intensidade culminando num pico que por pouco me fazia saltar o coração do peito.

Só passado algum tempo é que vi que se tratava dum gato no cio. O filho da polícia encontrava-se em cima do telhado da minha casa, mesmo por cima do meu quarto.


O clitóris da Lua

Tenho uma foto da Lua, tirada no meu telescópio, onde se pode ver uma bolinha redondinha que parece, nosso Senhor me perdoe, um clitóris de mulher.

Trata-se do promontório Laplace, uma eminência rochosa com cerca de 3000 m de altitude.

Envergonha a nossa serra da Estrela com mil diabos...

26.1.04

Fim de semana prolongado

Neste fim de semana peguei na autocaravana e ala... para o Algarve. Foram 8 continhos de portagens para chegar lá abaixo, mas acho que valeu a pena. O parque estava cheio de turistas anglo-saxónicos, todos muito bem dispostos e simpáticos.

Em determinada altura estava recostado numa cadeira de praia a ler um livro de matemática avançada, num estado de beatitude muito próximo do nirvana. Os meus olhos passeavam pelos símbolos matemáticos, através dos quais podia ver outros mundos duma forma completamente cristalina e exacta.

Ali não havia lugar para subjectivismos ou interpretações personalizadas. Não é como na medicina, na economia, na psicologia, na sociologia e outras ciências onde, por vezes, se trabalha com margens de erro bastante grosseiras.

A matemática é o mundo da razão. Não se rege por afectos e sentimentos.

Experimenta ir ao psicólogo fazer um Rorschach. Podes crer que o teu retrato psicológico vai depender muito do "artista" que te faz o teste. O resultado é quase sempre uma farsa.

Na matemática não é assim. As coisas são como são, estás a compreender?

Estava eu absorto na minha leitura quando passa por mim um inglês que me diz: "Hello! Ok?"

Respondi-lhe com um sorriso e um lacónico "yes" porque "amigo não empata amigo" e eu estava demasiado deliciado com o que estava a ler para dar-me ao luxo dum bate-papo inconsequente.

Para riba decidi não pagar os 8 continhos à Brisa ou lá o que é. Vim por uma estrada normal e não me arrependi. Pude assim contemplar com deleite as amendoeiras em flor da serra do Caldeirão, os montes alentejanos, o verde da planície com os seus chaparros solitários, etc..

Curti a paisagem em toda a plenitude, autênticas aguarelas de cores muito impressivas e duma beleza que não se pode ver no estio.

O Alentejo no Inverno tem outro encanto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?