<$BlogRSDURL$>

27.11.05

A Senhora com mais devotos em Portugal 

Há em Portugal uma capela muito antiga dedicada à Senhora da Saca a Parte. Alguns estudiosos tentaram averiguar a origem do nome mas sem grande sucesso. As hipóteses pecam todas por uma grande inverosimilhança. O Prof. Hermano Saraiva, espírito arguto, avançou com uma explicação bem mais simples e credível.

Em tempos recuados a tropa fronteiriça, capitaneada por um José do Telhado qualquer, exercitava a perícia militar invadindo os territórios vizinhos, tendo como móbil principal a roubalheira. Pilhavam tudo o que vinha à mão: fruta, cereais, cavalos e o diabo a quatro. Se, no meio do desatino, apanhassem mulheres a jeito… chamavam-lhes um figo...

Findas as incursões iam para diante da capela disputar o produto do saque segundo as prerrogativas do posto. Os soldados rasos ficavam com o refugo, a parte de leão ía evidentemente para os que tinham mais galões porque “não se pode tratar de forma igual o que é diferente, não é verdade?”

Segundo Hermano Saraiva, foi graças a esta acção tão venal e tão pouco piedosa, repetida ao longo dos séculos, que a patrona da capela acabou por ganhar o estranho nome de “Senhora da Saca a Parte” que é como quem diz, a Senhora de Dá Cá o Meu… e que, quanto a mim e por mais que isto custe a muitos, é a santa que conta com mais devotos em Portugal…

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?