<$BlogRSDURL$>

8.12.05

O terceiro calhau... 


A Terra vista da Lua


O nosso mundo visto da Lua tem um aspecto muito belo. Qualquer extraterrestre que se deparasse com tal visão não deixaria de se sentir deslumbrado. Mas este mundo que aos sentidos se oferece tão aprazível e encantador foi o mesmo que matou Jesus Cristo, Mahatma Gandi e Luther King. Todos eles se bateram pela justiça e pela paz, todos eles “combateram o bom combate”, todos eles lutaram por um mundo melhor e todos, sem excepção, acabaram de forma trágica.

Também John Lennon, levado por um certo espírito messiânico, tentou apelar à paz mundial com a sua canção “Give a peace a chance”. Acabou por morrer às mãos dum desequilibrado ávido de celebridade.

Apesar do esforço de todos estes "gurus" o mundo pouco ou nada melhorou em termos ético-morais. Passaram mais de 2000 anos sobre a morte ignominiosa de Cristo na cruz e fico com a sensação de que tudo continua como dantes com o quartel-general em Abrantes. A humanidade continua transviada, cada vez com mais criminosos, cada vez com mais pulhas.

Como dar a volta a isto? Como motivar os pulhas a serem mais honestos nas suas relações interpessoais? Em "O Universo de Carl Sagan" há uma passagem alusiva à guerra do Vietname que talvez contenha uma resposta possível, embora de exequibilidade duvidosa. Quando o sargento Andy, um tipo recém chegado ao teatro da guerra, pergunta a um veterano como poderia motivar as tropas, eis que lhe responde:

Andy, se os agarrares com força pelas partes baixas, os corações e as cabeças virão a seguir.

Palavra de sargento de artilharia.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?